Elemento baiano oriundo das matrizes

“Baianidade”
Se fosse para pensar em um elemento brasileiro oriundo de uma das três matrizes eu confesso que nem sei do que iria falar, mas se é pra falar da cultura baiana, não tem elemento melhor do que a própria baianidade.

A baianidade define o modo de vida dos baianos, ela é a mistura de características espirituais, predisposições mentais e de sincretismo musicais, bem definidos, expressos em uma linguagem própria, e essa imagem da Bahia está inseparavelmente ligada à cultura afro-brasileira.

Mesmo conseguindo indentificar uma contribuição da cultura indígena e portuguesa, o maior valor sem dúvida está na contribuição negra, seja através da culinária, da religiosidade, da música ou das manifestações folclóricas.

Porém, ao divulgar a cultura do estado precisamos antes de mais nada acabar com o esteriotipo negro na representação da baianidade, porque também somos brancos e indios, além disso a religiosidade africana não deve ser vista como elemento primordial na cultura da Bahia, porque aqui também são praticadas outras religiões.
Enfim, a Bahia é um um pólo de convergência da cultura brasileira, e assim sendo, precisa se orgulhar e manter viva as crenças e costumes oriundas de todas as nossas três matrizes etnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário