Festa de Candomblé

Festa do Terreiro Ilê Axé Opó Afonjá

Na última segunda-feira, dia 26 de outubro às 20 horas, aconteceu no Terreiro Ilê Axé Opó Afonjá a festa em homenagem a Omolu, Oxumaré e Nanã.

O ritual fechado começou antes mesmo da festa começar pois é preciso haver um preparo para a cerimônia pública, que tem por objetivo a presença do orixás, para isso o local foi enfeitado com folhas no chão, bandeirolas e tecidos nas cores azul, branco e vermelho; além disso foram usados os simbolos dos três orixás festejados, a serpente arco-iris representando Oxumaré, o xaxará simbolizando Omolu e o ibiri, instrumento musical segurado por Nanã.

As 20 horas os filhos de santo se organizaram circularmente no espaço do terreiro denominado “barracão” onde se encontram os atabaques que dão ritmo a cerimônia que é essencialmente musical. Haviam espaços distintos reservados para homens e mulheres visitantes que assistiam a celebração, além disso uma area onde ficavam as pessoas aptas a darem a assitencia precisa durante o ritual.

As músicas eram cantadas em iorubá numa sequencia que parecia estar sendo seguida a partir do culto a cada santo; a medida que as cantigas iam sendo tocadas aconteciam as manifestações, que embora pudesse ser vista, talvez de maneira etnocêntrica, por quem segue outros preceitos religiosos e trata a mediunidade com outra responsabilidade, ainda assim aguçavam o interesse de quem assistia na busca de uma ampliação de repertório.

Alguns filhos de santo, já incorporados, aos poucos foram saindo do barracão enquanto as manifestações mediúnicas continuavam, depois as pessoas que tinham saído voltaram vestidas já com as roupas de cada santo as quais eram adeptas e deram continuidade a cerimônia. Por fim foi feita uma fila para que as pessoas recebessem a comida, que fazia parte do ritual, vindo enrolada em folhas de bananeira e acompanhadas de uma bebida de milho e gengibre. A cerimônia terminou por volta de meia noite embora ainda acontecesse um ritual fechado ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário